Repórter São Paulo – SP – Brasil

São Paulo enfrenta previsão de recorde de frio no próximo domingo, com temperaturas entre 4°C e 21°C e possibilidade de geada.

A cidade de São Paulo está prestes a enfrentar um recorde de frio que não era registrado há três anos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem marcar entre 4°C e 21°C no próximo domingo (11), com a possibilidade de geada em áreas de baixada, zonas sul e leste da capital.

Caso essa previsão se confirme, será a temperatura mínima mais baixa desde julho de 2021, o que acende o alerta para a população se preparar para o frio intenso que se aproxima. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo também emitiu um comunicado alertando para um fim de semana gelado na cidade.

Além da previsão de geada, o CGE também prevê muita nebulosidade e condições para chuviscos. As temperaturas devem variar entre uma mínima média de 6°C e uma máxima que não ultrapassa os 20°C. É importante lembrar que a menor mínima média é aquela registrada em toda a cidade.

O CGE calcula essa média somando as temperaturas de todas as estações meteorológicas da cidade – que são 29 – e dividindo pelo total. Já a mínima absoluta é o registro mais baixo de temperatura em um local específico. Neste ano, a menor mínima absoluta registrada na capital foi de 1,7°C, no dia 23 de julho, em Engenheiro Marsilac, zona sul.

Com essa previsão de frio intenso e possibilidade de geada, é importante que a população esteja atenta e se prepare para enfrentar as baixas temperaturas no próximo fim de semana. Medidas como o uso de agasalhos adequados e a proteção de animais de estimação são essenciais para garantir o bem-estar de todos nesse período de clima extremo.

Sair da versão mobile