Repórter São Paulo – SP – Brasil

São Paulo declara estado de emergência por epidemia de dengue com 300 casos por 100 mil habitantes. Medida visa combater a doença.

O governo de São Paulo anunciou a decretação do estado de emergência devido ao aumento alarmante de casos de dengue no estado. A medida foi recomendada pelo Centro de Operações Emergenciais (COE) após o estado registrar 300 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes. Esse número atingido levou a OMS (Organização Mundial de Saúde) a considerar a situação como emergencial, exigindo a adoção de medidas urgentes.

Com a declaração de emergência, o governo paulista poderá contar com uma maior alocação de recursos para o combate à dengue, inclusive com o suporte do Ministério da Saúde. Isso possibilitará a realização de mais compras de equipamentos e a contratação de profissionais para enfrentar os impactos da doença.

No contexto nacional, o Brasil enfrenta uma epidemia de dengue, com mais de um milhão de casos prováveis e mais de 200 mortes confirmadas somente em 2024. A taxa de incidência no país já ultrapassou 500 casos por 100 mil habitantes.

Até o momento, o estado de São Paulo contabiliza 31 mortes confirmadas pela dengue, com outras 122 em investigação, de acordo com os dados do governo estadual. Os óbitos foram registrados em diversas cidades, como Bauru, Campinas, São Paulo, Franca, Ribeirão Preto, entre outras.

Diante desse cenário preocupante, a população precisa estar atenta às medidas de prevenção da dengue, como o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A colaboração de todos é fundamental para evitar a propagação do vírus e garantir a saúde de todos os cidadãos.

Sair da versão mobile