Rodovias Integradas do Paraná: novo capítulo na infraestrutura viária promete transformação radical e investimento de R$ 30,4 bilhões.

Na última quarta-feira (28), um marco histórico para a infraestrutura viária do Paraná e do Brasil teve início com a assinatura dos contratos dos Lotes 1 e 2 das Rodovias Integradas do Paraná. Este evento crucial aconteceu em Curitiba e contou com a presença de autoridades de destaque, incluindo o diretor da Agência Nacional de Transportes (ANTT), Luciano Lourenço.

Essa nova fase na infraestrutura viária representa um investimento de R$ 30,4 bilhões ao longo de 30 anos em mais de mil quilômetros de estradas estaduais e federais. O processo, que envolveu parcerias entre Governo Estadual, Governo Federal, ANTT, DNIT e DER, foi construído ao longo de cinco anos de trabalho árduo e colaborativo.

O Lote 1, situado em Curitiba, abrange uma extensão significativa de 473,01 km, incluindo vias importantes como BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. Já o Lote 2 se estende por 604,66 km na capital paranaense, englobando trechos das rodovias BR-153, BR-277, BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.

O diretor da ANTT, Luciano Lourenço, ressaltou a importância desse momento: “Estar aqui hoje, às vésperas da inauguração de uma nova era, é motivo de muito orgulho. Pela primeira vez não vamos conceder apenas o trecho de uma rodovia, mas sim uma malha viária, um anel integrado.”

Esse feito é resultado de um processo meticuloso iniciado em 2019, com estudos preliminares, audiências públicas em 2021, lançamento de editais em 2023 e leilões que culminaram na assinatura dos contratos em janeiro de 2024.

As concessões terão um impacto significativo, afetando diretamente 40 municípios e cerca de 6 milhões de pessoas. Prometem redução de tarifas, conexão 4G em toda a extensão das rodovias, investimentos em segurança viária e modernização da infraestrutura, incluindo duplicações, faixas adicionais, vias marginais, ciclovias, viadutos e trincheiras.

Com tudo isso, o início das atividades nos Lotes 1 e 2 inaugura uma nova era para o transporte e a conectividade no Paraná, estabelecendo um modelo a ser seguido em todo o país. Em breve, com a conclusão das obras de revitalização das praças de pedágio, a cobrança das tarifas terá início, oferecendo descontos progressivos e inovações tecnológicas para os usuários. Este é um momento marcante que promete transformar a mobilidade e a economia da região.

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