Além disso, os parques municipais permanecerão abertos, com horários variados de funcionamento, disponíveis no site da prefeitura. Os parques administrados pela Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo também funcionarão, com horários disponíveis no site do governo.
No que diz respeito ao transporte público, a frota de ônibus será composta por 6.600 veículos em circulação. Os postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes terão atendimento das 6h às 22h, com exceção dos terminais Bandeira e Capelinha, que funcionarão das 6h às 20h. Os postos Centrais da SPTrans, Jabaquara e Santana estarão fechados.
Em relação ao Metrô, CPTM e EMTU, haverá mudanças na operação, com adaptações na oferta de trens e ônibus caso seja necessário. O Metrô terá alterações em duas de suas linhas, com redução de velocidade e interdição para testes no sistema de sinalização e controle dos trens.
A programação de viagens nas linhas de trens da CPTM e das linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU será equivalente à praticada aos domingos. Detalhes sobre horários de partida e itinerários dos coletivos podem ser obtidos no site da companhia.
Em relação ao funcionamento de estabelecimentos e serviços, alguns terão horários especiais ou estarão fechados. Os mercados e sacolões estarão abertos, assim como AMAs e UBSs, enquanto os bancos, Procon-SP, hospitais veterinários públicos, farmácias de medicamentos especializados, AMEs, Poupatempo e Correios estarão fechados. Shoppings terão horários especiais de funcionamento, assim como os centros esportivos. Os Bom Prato funcionará normalmente.
Com as medidas adotadas, São Paulo busca garantir a mobilidade e o funcionamento dos serviços essenciais durante o feriado da Proclamação da República.