Repórter São Paulo – SP – Brasil

Riscos de desabamento de varandas e gradis em Paris preocupa autoridades e setor imobiliário antes dos Jogos Olímpicos de 2024

O cenário de acidentes com varandas e gradis em mau estado é preocupante e pode se tornar ainda mais grave durante os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. De acordo com Olivier Princivalle, da Federação Nacional do Setor Imobiliário (FNAIM), é essencial garantir que as varandas consigam suportar o peso e que os gradis estejam perfeitamente fixados para evitar acidentes.

Acidentes envolvendo quedas de varandas ou gradis em mau estado são recorrentes e, por vezes, fatais. Em 2023, duas pessoas sofreram ferimentos graves depois de caírem do quinto andar de um prédio em Paris devido ao desabamento parcial de uma varanda. Diante desse cenário, a lei obriga os proprietários, locadores sociais e administradoras de edifícios a verificarem o bom estado das varandas, com os Jogos Olímpicos representando um teste temporário para o cumprimento dessas normas.

Os edifícios de estilo Haussman, característicos de Paris e construídos em meados do século XIX, costumam acomodar “2 ou 3 pessoas nas suas varandas”, conforme destaca Princivalle. Portanto, uma possível ocupação excessiva durante os Jogos Olimpicos pode ser problemática.

Diante da gravidade da situação, a Chefia de Polícia de Paris afirmou que não compete a ela lidar com essa questão, mas que está trabalhando com seus parceiros para encontrar uma resposta. As associações do setor entraram em contato com o Colégio de Arquitetos para elaborar um relatório técnico, porém ainda é necessário definir quais áreas da capital francesa precisariam ser examinadas.

Diante desse contexto, é fundamental que as autoridades responsáveis, assim como os proprietários e administradoras de edifícios, estejam atentos à segurança das varandas e dos gradis. A situação exige medidas urgentes para garantir que a cidade de Paris esteja preparada para receber eventos de grande porte sem colocar em risco a segurança dos seus cidadãos e visitantes. A atenção à manutenção e inspeção das estruturas dos prédios é de suma importância para evitar acidentes durante o período dos Jogos Olímpicos e em qualquer outra ocasião.

Sair da versão mobile