Ricky, cineasta LGBTQIA+, busca representatividade e diversidade em suas produções cinematográficas no Brasil e na França.

Ricky, um cineasta brasileiro, começou sua carreira produzindo curtas-metragens após terminar seus estudos de cinema na Faap, em São Paulo. Seus primeiros filmes abordavam temas como “a melhor idade”, mulheres lésbicas e a descoberta da orientação sexual pelos pais. No entanto, foi com o curta “Xavier”, lançado em 2016, que ganhou destaque e reconhecimento, sendo um dos filmes mais conhecidos do autor.

Além disso, Ricky é um frequentador assíduo de festivais de cinema LGBTQIA+ no Brasil e na França, onde se orgulha da diversidade e criatividade da produção cinematográfica brasileira. Atualmente, ele dirige a minissérie “O Mundinho”, em parceria com a Manjericão Filmes e a produtora Rafaela Costa. A série retrata as seis últimas décadas da pista de dança dos jovens LGBTQIA+ em São Paulo, sendo um local histórico de acolhimento e liberdade para essa comunidade.

Através da narrativa da minissérie, Ricky aborda momentos marcantes na trajetória da comunidade LGBTQIA+, como a transição democrática nos anos 70, a epidemia de Aids na década de 80, o tetracampeonato mundial de futebol em 1994, a eleição de Lula em 2003 e o golpe parlamentar contra Dilma Rousseff em 2016. O último episódio da série se passa em 2020, durante a pandemia de Covid-19, refletindo sobre o impacto da doença na vida dos jovens.

Paralelamente à minissérie, Ricky está trabalhando em seu primeiro longa-metragem, “Os Invisíveis”, uma produção da Lira Filmes. O filme conta a história de quatro jovens nascidos com o vírus HIV, que decidem fazer um pacto de parar de tomar os medicamentos que evitam o desenvolvimento da Aids. Ambientado em Santa Cecília, em meio ao verão mais quente da cidade, o longa promete abordar questões importantes e sensíveis sobre a saúde e a juventude. Com uma carreira promissora e engajada, Ricky se destaca como um nome em ascensão no cenário do cinema nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo