Ricardo Lewandowski cogita manter ao menos um secretário no Ministério da Justiça, segundo interlocutores, e planeja dispensar outros cargos de confiança.

Segundo fontes do Ministério da Justiça, o futuro comandante da pasta, Ricardo Lewandowski, planeja realizar mudanças na equipe, mas cogita manter o deputado petista Wadih Damous no cargo de Secretário Nacional do Consumidor.

De acordo com informações de interlocutores, a intenção de Lewandowski é manter ao menos um secretário do atual quadro do Ministério da Justiça. O deputado petista, que ocupa a Secretaria Nacional do Consumidor, parece ser a escolha do futuro ministro para permanecer no cargo. No entanto, para outras áreas da pasta, haverá mudanças.

Ricardo Lewandowski planeja dispensar o secretário-executivo Ricardo Cappeli e Augusto de Arruda Botelho, que ocupa a Secretaria Nacional de Justiça. Segundo as fontes, a intenção não é desaprovar o trabalho dos atuais integrantes da equipe de Flavio Dino, mas sim preencher os cargos com pessoas de sua confiança.

Para a Secretaria Executiva, o futuro ministro já teria escolhido o advogado Manoel Carlos de Almeida, que foi secretário-geral do STF (Supremo Tribunal Federal) quando presidiu a corte. No entanto, para a Secretaria Nacional de Justiça, ainda não há confirmação sobre o novo ocupante do cargo.

Segundo a perspectiva de Lewandowski, as mudanças são naturais quando há a troca do comando de uma pasta, principalmente em cargos de confiança. Ele destacou que é natural que esses cargos sejam ocupados por pessoas próximas ao novo ministro.

Ainda não há uma data definida para a realização das mudanças, mas o futuro comandante da pasta já está trabalhando na escolha dos novos ocupantes para os cargos-chave do Ministério da Justiça. A expectativa é de que a transição ocorra de forma tranquila e que as mudanças sejam para fortalecer o trabalho da pasta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo