Repórter São Paulo – SP – Brasil

Resultado do Enem 2023 é divulgado nesta terça-feira, com taxa de abstenção de 32% e tema da redação sobre o trabalho de cuidado realizado pela mulher.

Nesta terça-feira, 16 de janeiro, foi divulgado o resultado do Enem 2023, exame que é a principal porta de entrada para o ensino superior público, além de ser uma forma de acesso a instituições privadas, universidades internacionais e programas como Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O acesso à nota dos estudantes pode ser feito através da Página do Participante até que seu boletim de desempenho apareça. A nota dos treineiros estará disponível apenas em março.

Para acessar a página, os estudantes precisam utilizar o login único da plataforma gov.br, inserindo seu CPF e clicando em “Avançar”. No local, será possível encontrar o boletim de desempenho do Enem. Caso o estudante tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la ao clicar em “Esqueci minha senha” e seguir os passos para gerar uma nova.

A edição do Enem 2023 contou com 3,9 milhões de inscritos, dos quais 1,2 milhões não compareceram para realizar o exame. Esta foi a primeira edição sob a atual gestão do presidente Lula (PT) e apresentou uma taxa de abstenção de 32%.

O exame foi aplicado no mês de novembro com o tema da redação sendo “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. No entanto, a edição ficou marcada por queixas de políticos de direita sobre um suposto viés ideológico em algumas questões, com a bancada ruralista pedindo anulação de duas questões que, na visão do grupo, produziam uma imagem negativa e errada do agronegócio.

Além disso, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa do Ministério da Educação que seleciona estudantes para universidades públicas de todo o país, receberá inscrições a partir do dia 22 de janeiro. Este ano, o período de inscrição para o Sisu vai de 22 a 25 de fevereiro e pela primeira vez, o processo seletivo acontecerá apenas no início do ano, não tendo uma segunda edição em junho. Serão distribuídas 264.360 vagas em 127 instituições de ensino.

Sair da versão mobile