Repatriação de brasileiros de Israel: Sexto voo chega ao Rio de Janeiro com 219 passageiros e 11 animais de estimação

Na madrugada desta quinta-feira (19), o sexto voo de brasileiros repatriados que estavam em Israel pousou no Rio de Janeiro. O desembarque aconteceu no Aeroporto Internacional do Galeão, localizado na zona norte da cidade. Essa operação de resgate é necessária devido à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que já causou a morte de mais de 1.400 pessoas do lado israelense e 4.000 do lado palestino.

A bordo da aeronave, havia 219 passageiros e 11 animais de estimação. Com essa chegada, o Brasil já repatriou um total de 1.135 brasileiros e 35 pets. Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, esse é o último desembarque da primeira fase da operação de resgate dos repatriados de Israel.

O avião decolou de Tel Aviv, em Israel, às 18h40 (horário local), com duas horas de atraso em relação ao horário previsto. A aeronave, modelo KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou no Rio por volta das 3h (horário do Brasil).

Quando procurado, o Itamaraty não respondeu sobre o motivo do atraso. No entanto, parentes dos passageiros afirmam que o espaço aéreo de Israel ficou fechado devido à viagem do presidente americano Joe Biden ao país, o que pode ter causado o atraso.

O governo federal informou que a FAB disponibilizou quatro aeronaves, incluindo o avião presidencial, para as ações de resgate dos brasileiros em Israel. A diplomacia brasileira também está organizando o transporte dos brasileiros no país do Oriente Médio, com ônibus saindo das principais cidades israelenses em direção ao aeroporto de Tel Aviv. Os desembarques já foram realizados no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Recife.

O avião presidencial foi designado para buscar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, território palestino que tem sido alvo de bombardeio pelas forças israelenses desde o ataque do Hamas em 7 de outubro. No entanto, ainda não há previsão para o resgate desses brasileiros. O grupo de 32 pessoas, incluindo 17 crianças, aguarda a abertura da fronteira do território palestino com o Egito, de onde serão resgatados.

Essa abertura depende das negociações entre os países envolvidos e de uma pausa nos bombardeios da região, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores. Nesta quarta-feira, os Estados Unidos vetaram a proposta brasileira no Conselho de Segurança da ONU que pedia uma trégua de ambos os lados da guerra para a evacuação de estrangeiros e entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Nessa mesma quarta-feira, o avião presidencial decolou para o Egito, onde aguardará o resgate dos brasileiros em Gaza. A aeronave estava em Roma, na Itália, desde sexta-feira (13), e agora aguarda instruções para seguir em direção ao país árabe.

O grupo de brasileiros em Gaza está na cidade de Rafah, alojado em um imóvel alugado pelo Itamaraty. A chancelaria brasileira informou a Israel a localização para evitar que o local seja alvo de algum ataque.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo