Repórter São Paulo – SP – Brasil

Renovação de concessão de rodovias em São Paulo prevê 13 postos de pedágio automático e aumentos progressivos de tarifas.

Na última sexta-feira (26), o governo do estado de São Paulo divulgou o edital de renovação da concessão dos trechos de entrada na região metropolitana da capital paulista pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, além de uma ligação viária entre as cidades de Itapevi, Cotia e Embu. Esta renovação prevê a instalação de 13 postos de cobrança automática de pedágio, sendo três deles localizados no trecho da Raposo dentro da cidade de São Paulo.

O projeto, chamado de Lote Nova Raposo, deve conceder 93 km de estradas atualmente operadas pela Via Oeste a um grupo empresarial vencedor, que poderá operar o sistema por 30 anos e realizar investimentos de aproximadamente R$ 7,3 bilhões. A abertura dos envelopes está marcada para 25 de novembro na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

Os acréscimos tarifários previstos no edital variam entre 10% e 61%, de acordo com o tipo de melhoria viária realizada, como a construção de faixas adicionais em pista simples, duplicação de pista simples e faixas adicionais em pista dupla. Além disso, o governo prevê uma redução média de 20% nas tarifas para os trechos onde já existem praças de pedágio instaladas a partir de abril de 2025.

Contudo, a proposta de cobrança de pedágio em trechos urbanos da rodovia e a criação de novas pistas para incentivar o uso de carros têm gerado críticas de movimentos de moradores das regiões afetadas. O governo, por sua vez, afirma que as obras previstas na concessão têm como objetivo melhorar a segurança viária e reduzir o número de acidentes.

Dentre as modificações feitas no projeto, destaca-se a transferência da instalação de uma ponte na região da avenida Valentin Gentil para a avenida Escola Politécnica, visando desviar parte do fluxo de chegada à capital para áreas menos congestionadas. Outras intervenções, como a construção de túneis e viadutos, também estão previstas para melhorar a mobilidade na região oeste de São Paulo.

Apesar das controvérsias e críticas, o governo estadual ressalta a importância das melhorias propostas na concessão para garantir maior fluidez no tráfego e segurança aos usuários das rodovias. A expectativa é que, com a conclusão das obras previstas, os benefícios gerados superem as polêmicas envolvidas no projeto de renovação da concessão.

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