Repórter São Paulo – SP – Brasil

Relatório da polícia aponta “automação parcial” no acidente de carro envolvendo Ford no Texas e Filadélfia, NTSB investiga.

Um relatório da polícia de San Antonio revelou que o veículo da marca Ford envolvido em um acidente fatal estava com a “automação parcial” ativada no momento da colisão. Este incidente chamou a atenção das autoridades responsáveis pela segurança viária nos Estados Unidos, levando tanto o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) quanto a Administração Nacional de Segurança do Tráfego em Rodovias (NHTSA) a investigarem não apenas esse acidente, mas também outra batida ocorrida em março, na cidade da Filadélfia.

Ambos os acidentes envolvem veículos da marca Ford equipados com um avançado sistema de assistência de direção conhecido como BlueCruise, que permite uma condução “mãos livres” em 97% das rodovias dos EUA e do Canadá, desde que não haja cruzamentos ou semáforos. No caso específico de San Antonio, uma testemunha que seguia à frente do veículo da Ford relatou ter avistado um Honda parado sem sinalização luminosa, desviando-se para evitar a colisão na traseira do veículo parado e testemunhando o impacto de outro carro.

Já na Filadélfia, o acidente resultou na morte de duas pessoas e em uma interrupção prolongada do tráfego da rodovia interstate I-95, após o veículo da Ford colidir com dois automóveis parados na pista. A Ford, por sua vez, declarou ter sido informada recentemente sobre o acidente na Filadélfia pelo NTSB e prontamente comunicou a NHTSA, cumprindo com a exigência de relatar todos os incidentes fatais envolvendo sistemas avançados de assistência à direção.

O caso segue gerando repercussão e levantando questões sobre a segurança e a efetividade dos sistemas de automação veicular, destacando a importância da investigação minuciosa conduzida pelas autoridades competentes para esclarecer as circunstâncias dos acidentes e promover medidas preventivas para evitar futuras tragédias nas estradas.

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