Ambos os acidentes envolvem veículos da marca Ford equipados com um avançado sistema de assistência de direção conhecido como BlueCruise, que permite uma condução “mãos livres” em 97% das rodovias dos EUA e do Canadá, desde que não haja cruzamentos ou semáforos. No caso específico de San Antonio, uma testemunha que seguia à frente do veículo da Ford relatou ter avistado um Honda parado sem sinalização luminosa, desviando-se para evitar a colisão na traseira do veículo parado e testemunhando o impacto de outro carro.
Já na Filadélfia, o acidente resultou na morte de duas pessoas e em uma interrupção prolongada do tráfego da rodovia interstate I-95, após o veículo da Ford colidir com dois automóveis parados na pista. A Ford, por sua vez, declarou ter sido informada recentemente sobre o acidente na Filadélfia pelo NTSB e prontamente comunicou a NHTSA, cumprindo com a exigência de relatar todos os incidentes fatais envolvendo sistemas avançados de assistência à direção.
O caso segue gerando repercussão e levantando questões sobre a segurança e a efetividade dos sistemas de automação veicular, destacando a importância da investigação minuciosa conduzida pelas autoridades competentes para esclarecer as circunstâncias dos acidentes e promover medidas preventivas para evitar futuras tragédias nas estradas.