Recorde de roubos em Consolação e Higienópolis preocupa autoridades e moradores da região central de São Paulo.

A região da Consolação e Higienópolis, no centro de São Paulo, enfrenta um aumento preocupante no número de roubos. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o primeiro bimestre de 2024 registrou um recorde de 628 casos na área do 4º Distrito Policial, que abrange esses dois bairros. Esse número representa um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2023 e supera o recorde anterior de 605 registros em 2020.

Essa situação contrasta com a tendência de diminuição dos roubos em toda a região central de São Paulo. O bairro de Higienópolis ganhou destaque na mídia após a jornalista e apresentadora Silvia Poppovic, de 69 anos, ser atacada enquanto voltava para casa, após almoçar na casa de um amigo. O caso chamou atenção não só pela violência do ataque, mas também pela falta de segurança na área.

Os dados oficiais divulgados podem estar subnotificados, já que muitas vítimas não registram ocorrência após um crime. O aumento dos roubos na região é atribuído à atuação de quadrilhas organizadas, de acordo com um delegado que atua na área do 4º DP.

A Secretaria da Segurança Pública confirmou que o roubo contra Silvia Poppovic está sendo investigado, mas não comentou especificamente sobre o recorde de roubos na área. No entanto, a gestão de Tarcísio de Freitas afirmou que as forças de segurança estão empenhadas em combater a criminalidade na região central da capital, com resultados como a queda de 28,4% nos roubos e 18,4% nos furtos no primeiro bimestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Silvia Poppovic, vítima de dois roubos em seis meses na região, relatou a violência sofrida e a falta de policiamento na área. Ela espera que a repercussão do seu caso leve a um aumento na segurança da região, para que as pessoas possam circular pelas ruas sem medo. A apresentadora expressou sua esperança de que as autoridades melhorem a situação da segurança pública, a fim de garantir a integridade de todos os cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo