Repórter São Paulo – SP – Brasil

Rebeca Andrade surpreende ao apresentar novo salto inédito na ginástica em treino pré-Olimpíadas de Paris

Na contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Paris, a ginasta Rebeca Andrade surpreendeu a todos ao submeter um vídeo ao Comitê Técnico da FIG (Federação Internacional de Ginástica) realizando um elemento inédito para o salto, o Yurchenko com tripla pirueta. Essa nova acrobacia foi avaliada pela FIG com uma dificuldade de 6.0, sendo considerada a nota de partida de Rebeca durante as competições.

A expectativa é que, se Rebeca realizar esse salto com sucesso em uma competição oficial, ele receba seu nome, sendo chamado de “Andrade”. A ginasta brasileira, no entanto, ainda não apresentou o Yurchenko com tripla pirueta durante o treino de pódio realizado na Arena Bercy nesta quinta-feira. Em vez disso, ela focou em treinar os saltos nos quais já possui maior confiança, como o Cheng e o Amanar, com os quais conquistou medalhas de ouro nas Olimpíadas de Tóquio-2020.

Por outro lado, Simone Biles, grande favorita a conquistar o ouro em Paris, treinou e acertou duas vezes o seu Biles 2, demonstrando muita segurança. A decisão de Rebeca em utilizar ou não o novo salto durante as competições ainda não foi confirmada, mas caso isso aconteça, a pressão sobre Biles poderá aumentar, tornando a disputa ainda mais acirrada.

O Yurchenko com tripla pirueta consiste em uma entrada Yurchenko, seguida de três piruetas e aterrissagem de frente para o aparelho. Se Rebeca executar esse movimento com sucesso, será o primeiro elemento nomeado em sua homenagem no código de pontuação da FIG, juntando-se a outros ginastas brasileiros que já possuem elementos com seus nomes.

A competição de ginástica artística feminina terá início no próximo domingo, com a fase classificatória. Neste dia, as atletas competirão em todos os aparelhos, e a pontuação obtida determinará as finalistas individualmente e por equipe. As Olimpíadas de Paris prometem ser marcadas por grandes performances e emoções na ginástica artística, com Rebeca Andrade e Simone Biles como protagonistas dessa disputa emocionante.

Sair da versão mobile