Queda de avião de pequeno porte deixa 12 pessoas mortas em Rio Branco e investigação sobre as causas é iniciada

No domingo (29), um trágico acidente de avião deixou 12 pessoas mortas em Rio Branco, no Acre. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, em Manaus, será responsável por apurar as causas da queda do avião de pequeno porte. Segundo a Aeronáutica, serão utilizadas técnicas específicas na investigação, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado.

De acordo com o Governo do Acre, todos os ocupantes da aeronave morreram no local do acidente. Estavam a bordo do avião seis homens, três mulheres, uma criança de 1 ano e 7 meses, além do piloto e copiloto. O Departamento de Polícia Técnica Científica da Polícia Civil está trabalhando na identificação dos corpos, e os familiares das vítimas começaram a chegar ao Acre nesta segunda-feira (30) para auxiliar nesse processo.

O acidente ocorreu logo após a decolagem, por volta das 6h30, quando a aeronave, modelo Cessna Caravan 208B, caiu próximo ao aeroporto da cidade. O voo, particular e da empresa ART Taxi Aéreo, tinha como destino o município de Envira, no interior do Amazonas. As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para reduzir os danos e tentar resgatar possíveis vítimas com vida. Ambulâncias do Samu, viaturas da Polícia Militar e um helicóptero também foram enviados ao local.

A aeronave caiu em uma área de mata de difícil acesso, dificultando a chegada das equipes de resgate. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave estava com autonomia total de combustível, o que resultou no início de um incêndio florestal, que foi controlado posteriormente. Somente após controlar as chamas, os corpos e destroços puderam ser removidos do local.

Ainda não é possível confirmar a causa da morte das vítimas, pois os corpos foram carbonizados. O diretor do departamento de Polícia Técnica Científica afirmou que serão realizados exames cadavéricos para emitir um laudo com a causa da morte. A empresa ART Taxi Aéreo, responsável pelo avião, alega que a aeronave estava em situação regular e com todas as rotinas de manutenção em conformidade com as normas e regulamentos.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou as informações da empresa e afirmou que o piloto e o copiloto eram habilitados e estavam com treinamentos em dia. A empresa também está colaborando com as investigações e prestando apoio aos familiares das vítimas. Nesta segunda-feira, os familiares de quatro das vítimas chegaram ao Acre em um voo da ART Taxi Aéreo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo