Repórter São Paulo – SP – Brasil

Quase 1 milhão de pessoas realizam o CNU, com abstenção de 52,53%, afirma Ministra Esther Dweck em coletiva de imprensa.

No último domingo (18), a ministra Esther Dweck, responsável pela Gestão e Inovação em Serviços Públicos, anunciou que quase 1 milhão de pessoas realizaram o Concurso Nacional Unificado (CNU), um número que representa menos da metade dos 2,1 milhões de inscritos. Mesmo com uma abstenção de 52,53%, a ministra enfatizou o sucesso do CNU e afirmou que era esperado esse índice de presença. Durante uma coletiva de imprensa após o encerramento do exame, a ministra destacou a magnitude do concurso e a presença em diversos municípios como pontos positivos.

Os candidatos que realizaram o exame em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo relataram salas com poucos participantes, evidenciando a abstenção. No entanto, Esther assegurou que o processo transcorreu sem maiores problemas, com exceção de um contratempo com queda de energia no Rio de Janeiro, prontamente resolvido.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que alguns candidatos se recusaram a devolver os cadernos de prova após o exame da manhã, sendo eles eliminados do processo seletivo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros visitaram a “sala de situação” do Dataprev em Brasília durante a aplicação do exame, elogiando a organização do CNU e destacando a representatividade proporcionada pelo concurso na administração pública.

Com mais de 2,1 milhões de inscritos para 6.640 vagas em órgãos do governo federal, o CNU foi apontado como o maior concurso da história do país. As provas ocorreram em 228 cidades, sendo adiadas devido a intempéries que atingiram o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O gabarito está previsto para ser divulgado na terça-feira (20), com os cadernos de resposta disponíveis ainda no domingo à noite. O presidente Lula ressaltou a seriedade do processo seletivo e a preparação da sociedade brasileira para lidar com concursos públicos de grande envergadura.

Sair da versão mobile