Repórter São Paulo – SP – Brasil

PT e Psol se destacam e dominam premiação do Congresso em Foco em 2024, com 47 e 29 prêmios, respectivamente.[embed]https://www.youtube.com/watch?v=atxRC8j8QGs[/embed]

Na última quinta-feira (29), foi encerrada a premiação do Prêmio Congresso em Foco, que teve como grandes vencedores o PT e o Psol. Os partidos se destacaram ao conquistar os prêmios de melhores do Senado e da Câmara, respectivamente. O senador Fabiano Contarato, do PT, foi o mais votado na Casa, enquanto a deputada Erika Hilton, do Psol, levou o prêmio na Câmara.

O Partido dos Trabalhadores, que é a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados e conta com nove representantes no Senado, conquistou um total de 47 prêmios na cerimônia, com 23 parlamentares premiados. Já o Psol teve 29 conquistas, com todos os seus 13 deputados premiados.

Alguns parlamentares se destacaram ao serem premiados em mais de uma categoria. O senador Fabiano Contarato, por exemplo, foi destaque em cinco categorias, enquanto a deputada Erika Hilton faturou quatro prêmios.

Em terceiro lugar, empatados, ficaram o PDT e o PSD, que arrebataram 11 prêmios cada. Mesmo com a maior bancada da Câmara dos Deputados, o PL conquistou seis prêmios na ocasião.

A premiação do Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa que visa distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a população a acompanhar seus representantes de forma ativa e participativa na vida política. A premiação só foi possível com o apoio de diversas entidades parceiras.

Por fim, vale ressaltar que a premiação seguiu o regulamento estabelecido, que excluiu parlamentares que não exerceram o mandato por um mínimo de 60 dias, respondem a processos judiciais ou tenham feito apologia a práticas que vão contra o Estado Democrático de Direito e os direitos humanos. Além disso, foram excluídos da premiação aqueles que faltaram à cerimônia de premiação em anos anteriores.

Sair da versão mobile