Repórter São Paulo – SP – Brasil

Projeto True North: o maior investimento em energia solar do Texas está ajudando a impulsionar a transição para uma economia mais verde.

No Condado de Falls, localizado a aproximadamente 30 minutos de carro de Waco, Texas, nos Estados Unidos, a empresa de energia limpa Avangrid está atualmente desenvolvendo seu maior projeto de energia solar até o momento. Com previsão de término no início do próximo ano, o projeto True North terá uma capacidade impressionante de 321 megawatts, o que é suficiente para abastecer eletricidade para mais de 55 mil residências no país.

A iniciativa do True North, assim como outros projetos da Avangrid, é apoiada pela Inflation Reduction Act (IRA), legislação dos Estados Unidos que proporciona subsídios, bolsas e créditos fiscais para projetos e empresas que se dedicam à causa verde. No entanto, muitos mais projetos semelhantes ao True North serão necessários para que o mundo atinja suas metas climáticas.

De acordo com a International Renewable Energy Agency, é estimado que uma média de 1.000 gigawatts de capacidade de energia renovável precisa ser construída globalmente a cada ano até 2030, o equivalente a mais de 3.000 projetos do tamanho do True North. Além disso, a infraestrutura de todos os tipos deve ser adaptada para lidar com os efeitos das mudanças climáticas e os ambientes naturais necessitam ser restaurados e mais resilientes.

Todo esse esforço requer um financiamento expressivo. Com os aumentos médios de temperatura global limitados ao acordo de Paris de 2015, estima-se que o financiamento climático global precisa aumentar para cerca de US$ 9 trilhões por ano até 2030. Outro relatório divulgado constatou que a Europa precisará investir 800 bilhões de euros em sua infraestrutura energética para cumprir as metas climáticas até 2030.

O ex-candidato à presidência dos EUA, John Kerry, ressaltou que a transição para uma economia verde necessita de um financiamento adequado e urgente. Atualmente, governos ao redor do mundo estão avaliando diversas opções, desde impostos sobre a riqueza até taxas sobre o transporte marítimo, com o intuito de arrecadar os fundos necessários.

Com a COP29 prevista para acontecer em novembro em Baku, Azerbaijão, o foco principal será o aspecto financeiro das ações climáticas. A discussão se concentra em estabelecer uma meta global para o financiamento climático, visando auxiliar as nações mais pobres na transição e adaptação de suas economias. A participação do setor privado também é crucial, pois estima-se que 70% do financiamento climático global virá desse setor.

Em suma, a transição para uma economia verde requer um esforço conjunto e um financiamento significativo. A implementação de projetos como o True North da Avangrid, aliada às leis de incentivo e subsídios do governo, é crucial para alcançar as metas climáticas estabelecidas internacionalmente. A preocupação com o financiamento climático é um tema urgente e crucial para garantir a sustentabilidade do planeta.

Sair da versão mobile