Repórter São Paulo – SP – Brasil

Procon-PR convoca empresas de eventos para garantir medidas de segurança em dias de calor intenso, conforme Portaria 35/23.

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná, por meio do Procon-PR, está tomando medidas e convocará, na próxima semana, as empresas responsáveis por organizar os grandes eventos que têm ocorrido no Estado. O objetivo é garantir o cumprimento da Portaria 35/23, da Secretaria Nacional do Consumidor, que estabelece medidas para assegurar a saúde do público em eventos de grandes proporções, mesmo nos dias de muito calor.

O secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, afirmou que as altas temperaturas registradas nos últimos dias levantaram um alerta em relação ao bem-estar dos consumidores em eventos como os grandes shows que têm acontecido em Curitiba e em todo o Estado. Ele ressaltou a importância de garantir a saúde e segurança do público, evitando que as pessoas fiquem privadas de acesso imediato à água em situações de calor extremo.

A Portaria 35/23 determina a obrigatoriedade da instalação de ilhas de hidratação de fácil acesso a todos, sem custos adicionais ao consumidor, em qualquer caso. Além disso, os organizadores devem assegurar a estrutura necessária para o resgate de participantes e permitir que os consumidores entrem nos eventos com garrafas de uso pessoal, que possam ser reabastecidas com água gratuitamente em bebedouros de fácil acesso.

A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, destacou que, mesmo com a venda de alimentos e bebidas nos eventos, o acesso gratuito à água potável deve ser garantido pelos organizadores. A medida visa priorizar a saúde e bem-estar do público em momentos de grande aglomeração, especialmente em dias de calor intenso.

Essas medidas visam garantir que os consumidores tenham condições de se manterem hidratados durante eventos de grande porte, prevenindo possíveis problemas de saúde decorrentes do calor excessivo. A convocação das empresas organizadoras dos eventos representa um esforço do Procon-PR e da Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná em garantir o cumprimento das normas de segurança e bem-estar do público durante grandes eventos no Estado. Agora, cabe aguardar o desenrolar das ações a serem tomadas após a convocação das empresas.

Sair da versão mobile