Primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, apresenta prioridades do governo em discurso na Assembleia Nacional, em Paris, frente a protestos dos agricultores.

O novo primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, apresentou nesta terça-feira um amplo discurso na Assembleia Nacional, em Paris, detalhando as prioridades de seu governo em várias áreas, desde energia até tráfico de drogas, passando por salário mínimo e sistema de saúde.

Apesar da pressão do movimento dos agricultores, que cercam Paris desde a tarde de segunda-feira, Attal reservou pouco tempo em seu discurso de uma hora e 20 minutos para a classe. Sua principal promessa foi o pagamento dos fundos da Política Agrícola Comum (PAC) até o dia 15 de março, em resposta ao atraso do pagamento desses subsídios, que tem gerado manifestações por toda a França.

Artigos relacionados

Além disso, o primeiro-ministro prometeu a criação de um fundo de emergência para apoiar os vinicultores, desburocratizar a França e anunciou que novas medidas para os agricultores seriam divulgadas nas próximas horas e dias, recebendo ainda nesta terça a Federação Nacional dos Sindicatos dos Agricultores.

Enquanto isso, na Espanha, as principais organizações agrícolas aderiram ao movimento de protesto dos franceses com uma série de mobilizações anunciadas para as próximas semanas. E o presidente Emmanuel Macron, em visita à Suécia, afirmou que quer regulamentar as importações de aves da Ucrânia a nível europeu.

Em relação ao Mercosul, Macron pretende tratar do assunto em um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. No entanto, a Comissão Europeia afirmou que as discussões continuam e que as condições não estão prontas para concluir as negociações.

No discurso de Attal, também foram abordadas mudanças nas legislações de diversas áreas, com a promessa de agir para aumentar os salários abaixo do mínimo, melhorar os salários dos funcionários públicos, apresentar uma reforma na formação dos docentes, implementar normas para pacientes que faltam a consultas médicas e combater a escassez de médicos no país.

O primeiro-ministro ainda afirmou o compromisso de regularizar médicos estrangeiros no território francês e buscar jovens franceses que estudaram medicina no exterior para retornarem ao país para exercer a profissão.

Dessa forma, o discurso de Attal aborda uma série de medidas e promessas em diversas áreas, com foco no desenvolvimento e melhoria das condições relacionadas à agricultura, salário, saúde e educação, ressaltando a atenção do novo governo francês a essas importantes questões.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo