Presidente Lula recebe lideranças indígenas no Palácio do Planalto para discutir demarcações de territórios e demandas do movimento.

Na manhã desta quinta-feira (25), importantes lideranças indígenas foram recebidas pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Este encontro se deu em meio ao Acampamento Terra Livre (ATL), a maior mobilização indígena do país, que teve início na última segunda-feira em Brasília.

Diferentemente do ano passado, quando Lula compareceu ao ATL e se posicionou contra o marco temporal, neste ano o presidente não foi convidado para participar do evento. Os movimentos indígenas presentes no Acampamento demonstram insatisfação com a demora do presidente em demarcar territórios, visto que das 14 promessas feitas pelo governo, apenas 8 foram concretizadas até o momento.

Artigos relacionados

Um dos principais temas abordados pelos representantes indígenas foi justamente a questão das demarcações de terras. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, ressaltou que apesar de o número de terras demarcadas ainda estar aquém do ideal, representa uma grande conquista diante da atual situação do Estado brasileiro.

O jornal Folha de São Paulo acompanha de perto o desenrolar dos acontecimentos no ATL, contando com a presença do repórter Jorge Abreu, que está no local acompanhando as manifestações, e João Gabriel, responsável por analisar as reivindicações feitas pelos indígenas e as respostas dadas pelo Planalto.

O programa de áudio “Café da Manhã”, disponível no Spotify, parceiro da Folha, traz uma análise aprofundada das cobranças feitas pelo movimento indígena e das respostas do governo. Os ouvintes podem acessar o episódio gratuitamente no Spotify, plataforma especializada em música, podcast e vídeo.

Esse encontro entre as lideranças indígenas e o presidente Lula evidencia a importância do diálogo entre as comunidades indígenas e o governo, em busca de soluções para os problemas enfrentados por essas populações historicamente marginalizadas.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo