Presidente Lula convida ministros do STJ para jantar na Granja do Torto em meio à disputa por vagas na Corte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou um novo capítulo em sua relação com o Judiciário brasileiro ao convidar ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para um jantar na Granja do Torto, uma das residências oficiais do governo. A iniciativa do chefe de Estado de reunir-se com os integrantes da Corte foi confirmada pelo presidente do STJ, Herman Benjamin, que comunicou aos demais ministros sobre o convite recebido.

Em um momento de intensa disputa por duas vagas no STJ – uma destinada a membros do Ministério Público e outra reservada ao Judiciário – a movimentação de Lula em relação à indicação do desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, para a vaga judicial ganha destaque. O presidente não esconde sua preferência pelo desembargador, que ficou nacionalmente conhecido ao conceder uma liminar favorável ao ex-presidente quando este estava cumprindo pena em Curitiba. A decisão de Favreto, no entanto, foi posteriormente cassada pelo próprio TRF-4.

Para que a indicação de Rogério Favreto seja efetivada, é necessário que os ministros do STJ aprovem seu nome para integrar uma lista tríplice de candidatos à vaga. Além de Favreto, outros 16 candidatos estão na disputa pelo cargo, o que aumenta a tensão política em Brasília.

A reunião entre Lula e os ministros do STJ marca mais um episódio na complexa relação entre os poderes Executivo e Judiciário no Brasil. O convite para o jantar na Granja do Torto reflete os bastidores e as articulações que envolvem a escolha de novos membros para a mais alta instância da Justiça no país, evidenciando a importância e a influência das nomeações no cenário político nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo