Presidente do PL envolvido em atividades de mineração desde 1973 e condenado por dano ambiental

O ex-deputado Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), tem uma longa história envolvendo atividades na área de mineração. Seus registros na área datam de 1973, quando fez seu primeiro pedido de pesquisa mineral à ANM (Agência Nacional de Mineração) para explorar areia em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Desde então, ele esteve envolvido em diversas atividades minerárias em diferentes regiões do país.

Além de atuar em São Paulo, Valdemar também teve participação em empresas que exploravam caulim, um minério usado na indústria, no Amazonas. Além disso, teve outras duas empresas dedicadas à extração de areia, argila e água mineral em Mogi das Cruzes e cidades próximas. No entanto, uma das empresas foi condenada por dano ambiental. Em 2019, a Justiça determinou que Valdemar pague uma indenização pela devastação de uma área equivalente a 28 campos de futebol em Biritiba Mirim (SP), o valor da indenização ainda não foi calculado, mas deverá ser de pelo menos R$ 100 mil.

Além disso, o presidente do PL é sócio de um militante pró-garimpo, Francisco Jonivaldo Mota Campos, conhecido como Joni Motta, uma das lideranças do movimento Garimpo é Legal, que atua na região norte. Por meio da empresa Reflorestadora Holanda, subsidiária de um grupo holandês, Mota se associou a Valdemar para um projeto de reflorestamento, mas a matriz europeia foi processada por fraude e o negócio acabou extinto.

A defesa de Valdemar foi procurada, mas não quis comentar o assunto. Em depoimento à Polícia Federal após a prisão, o ex-parlamentar afirmou ter recebido uma pepita de ouro de presente, há quatro ou cinco anos, “de uma pessoa da qual não se recorda e nem mantém contato atual”.

É importante ressaltar que o UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo. As atividades de Valdemar na área de mineração têm sido objeto de atenção e questionamento, especialmente no que diz respeito a questões ambientais e de transparência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo