Prefeitura de Pelotas lança mapa de risco de enchentes e alerta população em tempo real

A cidade de Pelotas está em alerta devido ao risco de enchentes, que podem atingir áreas específicas conforme o monitoramento feito pela prefeitura. O Canal São Gonçalo, importante ponto de referência para prever a possibilidade de inundações, alcançou a marca de 2,88 metros na noite do último domingo. Esse nível é comparável ao registrado em 1941, indicando a gravidade da situação.

De acordo com especialistas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a previsão é de que esse recorde seja superado, considerando a combinação da maré alta e da continuidade das chuvas na região. Mesmo com um pequeno decréscimo no nível da água, de acordo com o último boletim divulgado às 6h (horário de Brasília), as autoridades locais recomendam precaução e estão preparadas para agir em caso de uma inundação súbita.

A prefeitura de Pelotas orienta a população a seguir as recomendações de evacuação, caso necessário, e disponibiliza oito abrigos públicos no município para acolher aqueles que precisarem de apoio. Para ter acesso a esses locais de acolhimento, a orientação é contatar a Defesa Civil, os Bombeiros, a Guarda Municipal ou a Brigada Militar.

É importante que os moradores estejam atentos às informações oficiais e ajam com prudência diante da situação de risco. A prefeitura continua monitorando de perto a evolução da situação e tomando as medidas necessárias para garantir a segurança da população diante do potencial de enchentes na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo