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Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anuncia investimento de R$ 34 milhões no setor audiovisual carioca em evento com presença de Lula

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), surpreendeu a todos nesta quarta-feira, 19 de junho, ao anunciar um investimento de R$ 34 milhões no setor audiovisual carioca. O anúncio aconteceu em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro e promete novas oportunidades para o desenvolvimento da indústria cinematográfica na cidade.

Do montante total, R$ 22 milhões serão destinados a um edital que contemplará a produção de longas, curtas, séries, documentários, jogos eletrônicos, mostras e festivais. As inscrições para o edital, denominado Pró-Carioca Audiovisual 2024, estarão abertas entre 1º de julho e 5 de agosto, com a Secretaria Municipal da Cultura recebendo contribuições por meio de uma consulta pública.

Os outros R$ 12 milhões serão direcionados para produções internacionais que tenham interesse em filmar na capital fluminense, através do cash rebate, que oferece restituição de 30% a 35% do valor investido pelas realizadoras. Este incentivo busca atrair ainda mais produções estrangeiras para a cidade, movimentando a economia local e gerando empregos no setor audiovisual.

O anúncio foi feito durante um evento de expansão do Polo Rio Cine Vídeo, na Barra da Tijuca, e contou com a presença do ex-presidente Lula, da ministra da Cultura Margareth Menezes, do secretário municipal de Cultura do Rio Marcelo Calero, além de representantes do setor audiovisual. A iniciativa demonstra o compromisso da prefeitura em fomentar a cultura e promover o desenvolvimento artístico na cidade maravilhosa.

Além disso, a apresentadora Patrícia Poeta realizou um show beneficente em prol do Rio Grande do Sul, que contou com a participação de artistas como Wanessa Camargo e Luciana Gimenez. O evento, transmitido online, arrecadou fundos para ajudar os afetados pelas enchentes no estado gaúcho, mostrando a solidariedade e união de personalidades em prol de uma causa nobre.

Essas iniciativas demonstram a importância do investimento na cultura e no audiovisual para o desenvolvimento econômico e social de uma região, impulsionando a criatividade e a geração de novas oportunidades. O Rio de Janeiro se destaca mais uma vez como um centro de produção audiovisual de relevância nacional e internacional.

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