Posse de Lula, Anderson Torres e Alexandre de Moraes lideram buscas sobre política no Google em 2023, aponta levantamento.

Em 2023, a posse do presidente Lula, ex-ministro Anderson Torres e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes foram os principais termos buscados no Google relacionados à política. A plataforma divulgou recentemente que esses assuntos lideraram as pesquisas no Brasil ao longo do ano. Além disso, a primeira-dama Janja e o deputado federal cassado Deltan Dallagnol também apareceram na lista, juntamente com termos como “sigilo de 100 anos” e “Bolsonaro inelegível”.

A posse de Lula para seu terceiro mandato foi o tema de política mais buscado. A cerimônia ocorreu com preocupações com a segurança devido à tensão entre eleitores de Lula e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Bolsonaro quebrou o rito democrático ao não participar do evento para entregar a faixa ao sucessor. A cerimônia contou com a presença de um grupo diverso, formado por uma pessoa com deficiência, indígena, negro, mulher, operário e uma criança.

Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, também teve destaque nas buscas devido à sua prisão em janeiro, após ser acusado de omissão em relação ao ataque golpista no dia 8 de janeiro. Ele foi preso pela Polícia Federal quando voltava de uma viagem dos Estados Unidos. O ministro do STF Alexandre de Moraes teve papel decisivo em momentos de tensão desde as eleições de 2022 e também foi amplamente pesquisado.

A primeira-dama Janja, conhecida como Rosângela da Silva, foi um dos assuntos mais pesquisados, especialmente por conta de seu protagonismo no governo. Ela foi apelidada de “algoritmo” pelo presidente Lula por manter o mandatário atualizado sobre o que acontece no ambiente virtual.

A Reforma Tributária também foi um dos assuntos mais buscados, especialmente em julho, quando foi aprovada na Câmara dos Deputados e em novembro, quando passou também no Senado. A medida unifica cinco tributos sobre o consumo e era considerada o principal desafio econômico do primeiro ano do novo governo Lula.

Além disso, outros temas como “intervenção federal” na segurança do Distrito Federal, a cassação do mandato de Deltan Dallagnol, a decisão do TSE sobre a inelegibilidade de Bolsonaro e a expressão “sigilo de 100 anos” também chamaram a atenção e impulsionaram as buscas na plataforma ao longo do ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo