Poluição no rio Sena coloca em risco competições de triatlo e maratona aquática nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

O rio Sena, que sempre foi um dos grandes símbolos de Paris, agora se encontra em meio a uma preocupação devido ao nível alarmante de poluição que ultrapassou os limites recomendados para a realização de competições esportivas aquáticas, como triatlo e maratona aquática. As análises divulgadas nesta sexta-feira (21) alertaram para a presença de altas concentrações de coliformes fecais na água, o que levou as autoridades locais a considerarem a possibilidade de não permitir a realização dessas competições no rio Sena durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O prefeito regional, Marc Guillaume, manifestou preocupação com a qualidade da água do Sena, reforçando que as amostras colhidas até o momento não atendem aos padrões exigidos para a prática esportiva na região. Segundo relatórios divulgados pela prefeitura de Paris e pela prefeitura regional, as más condições meteorológicas recentes na França têm contribuído para o agravamento da situação, com um aumento significativo das concentrações de coliformes fecais no rio.

A presença de bactérias fecais como enterococos e Escherichia coli em níveis acima do tolerável para competições de natação também foi destacada no relatório, evidenciando a necessidade de medidas urgentes para reverter esse quadro. Mesmo com investimentos significativos para melhorar a qualidade da água do Sena, como os 1,4 bilhão de euros aplicados para permitir o banho no rio e em seu afluente Marne, ainda há desafios a serem superados.

As incertezas em relação à possibilidade de realizar eventos-teste no rio Sena aumentam à medida que os Jogos Olímpicos se aproximam, com previsões meteorológicas desfavoráveis para as próximas semanas. Mesmo diante dos obstáculos, o Plano B dos organizadores ainda não contempla a mudança de local das competições de triatlo e maratona aquática, optando por adiá-las caso as condições não sejam adequadas.

Com a cerimônia de abertura dos Jogos marcada para acontecer ao longo do rio Sena, as preocupações se estendem também ao forte caudal da água, resultante das chuvas, podendo impactar o evento. O ensaio geral programado para a próxima segunda-feira será crucial para avaliar a viabilidade das competições aquáticas no rio Sena durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo