De acordo com informações, três homens armados abordaram o coletivo e renderam o motorista por volta das 22h, enquanto o ônibus estava parado na avenida Francisco Bicalho, em um semáforo próximo à rodoviária do Rio. Uma passageira que preferiu não se identificar relatou que os suspeitos entraram no veículo de forma agressiva, com um deles chegando a disparar um tiro para o alto.
Uma vez dentro do ônibus, os sequestradores ordenaram que o motorista mudasse a direção do veículo em direção à avenida Brasil, na zona oeste, enquanto os outros dois suspeitos roubavam os pertences das vítimas. O incidente durou cerca de 15 minutos, após os quais o ônibus percorreu aproximadamente 16km até que o trio desembarcasse próximo à favela Kelson’s, na Penha, zona norte do Rio.
A passageira ainda relatou que uma viatura policial chegou a passar próximo do ônibus durante o assalto, mas os suspeitos ordenaram que o motorista não fizesse nada para chamar atenção dos policiais. Os pertences roubados incluíam carteira com dinheiro, celular, alianças, cordões e relógios.
Após o episódio, o motorista registrou um boletim de ocorrência na 22ª DP (Penha), sendo que o caso foi encaminhado à 17ª DP (São Cristóvão), onde diligências estão em andamento para identificar os envolvidos. Todas as vítimas já foram ouvidas.
O coletivo era do modelo executivo, com cerca de 40 lugares, operado pela Costa Verde Transportes. Em épocas de maior movimento, a empresa subloca ônibus de outras empresas para atender a demanda. Procuradas, as empresas não responderam até o momento.
A concessionária que administra a rodoviária do Rio afirmou que este é um problema de segurança pública e que tem solicitado reforço policial na região. No entanto, o crime ocorreu fora das dependências do terminal. A empresa destacou também que oferece segurança aos usuários na área interna, com vigilantes patrimoniais, monitoramento 24h por câmeras, e campanhas de conscientização para os passageiros.
A Polícia Militar declarou que não foi acionada para a ocorrência, mas que todos os batalhões de área empregam o Policiamento Transportado em Ônibus Urbano, com o objetivo de abordar coletivos na capital e interior do estado. A PM orientou que, em caso de ações criminosas em ônibus, os cidadãos podem acionar o 190 ou o Disque-Denúncia através do telefone 21 2253-1177.