Pit Stop de combate à dengue promovido pela Prefeitura de Arapongas oferece orientações e distribuição de panfletos na Praça da Igreja Matriz

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está buscando fortalecer e ampliar as ações de combate à dengue. Para isso, está realizando um “Pit Stop” com distribuição de panfletos e diversas orientações sobre prevenção, vigilância e medidas de enfrentamento ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. O evento está marcado para o próximo sábado (27), na Praça da Igreja Matriz, localizada na esquina da Avenida Arapongas com a rua Drongo, no Centro da cidade.

O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, alerta para o aumento dos números de casos de dengue em toda a região e ressalta a importância do apoio da população nessa luta. Segundo ele, a dengue pode ser combatida todos os dias com ações simples e eficazes para a eliminação dos criadouros do mosquito.

O prefeito Sérgio Onofre também fez um chamado para a população, enfatizando que combater a dengue é responsabilidade de todos. Ele pede a atenção redobrada e a colaboração de cada morador, destacando que com alguns minutos diários é possível verificar se os quintais estão em ordem, sem acúmulo de lixo ou água parada. Onofre reforça a importância de medidas práticas e eficazes para o combate à doença.

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, divulgado nesta quarta-feira (24), Arapongas registra 761 notificações de dengue, 47 casos confirmados da doença (sendo 27 autóctones e 20 importados), 07 em investigação, 707 casos negativos e nenhum óbito.

Além disso, o Controle de Endemias orienta para as denúncias em relação ao descarte de lixo em terrenos baldios ou demais situações que culminam em criadouros para o mosquito da dengue. Todas as situações relacionadas devem ser relatadas através do telefone 3902-1079.

Em relação aos sintomas da doença, a transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Os sintomas podem aparecer até 15 dias após a picada, e incluem febre alta, dores de cabeça, fraqueza, dores no corpo, manchas na pele, perda de apetite, náuseas e vômitos.

Por fim, a Prefeitura de Arapongas destaca a importância de manter caixas, tonéis e barris de água bem tampados; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; e outras medidas preventivas. O “Pit Stop” de combate à dengue acontecerá no próximo sábado, das 09h00 às 12h00, na Praça da Igreja Matriz, no Centro da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo