Pista de atletismo do Ibirapuera é destruída para a realização de prova de automobilismo, causando indignação na comunidade esportiva

A PISTA DE ATLETISMO DO ESTÁDIO ÍCARO DE CASTRO MELLO SENDO DESTRUÍDA PARA REALIZAÇÃO DE PROVA DE AUTOMOBILISMO EM SÃO PAULO

A pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, localizada no Ibirapuera, está sendo destruída nos últimos dias para a realização de uma prova de automobilismo, programada para os dias 9 e 10 de março. A pista receberá a primeira etapa da corrida Ultimate Drift, na qual os pilotos manobram os carros para deslizar com a parte traseira nas curvas.

A destruição da pista está sendo feita pela empresa responsável pela realização da prova, e a própria Ultimate Drift publicou um vídeo em suas redes sociais mostrando a remoção da pista do local. No entanto, a ação gerou críticas de pessoas contrárias ao evento, que argumentam que a destruição da pista é um absurdo.

Apesar das críticas, a empresa argumenta que o piso estava danificado e impossibilitava a prática do atletismo há anos. A Ultimate Drift afirmou que está custeando toda a retirada do piso danificado e que a restauração possibilitará a volta da prática de atletismo no futuro. A empresa não retornou aos pedidos de comentário da imprensa até o momento.

A gestão Tarcísio de Freitas afirmou que a destruição da pista se fazia necessária devido à deterioração do local e que a ação não terá custos aos cofres públicos. No entanto, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) expressou sua preocupação com as obras e a utilização do espaço para uma corrida automobilística.

A Secretaria de Esportes informou que reuniões entre os organizadores do evento e a comunidade do atletismo estão previstas para tentar alcançar um entendimento entre as partes. A CBAt manifestou sua indignação e destacou sua preocupação com a estrutura e o histórico da pista.

Além disso, o arquiteto pelo projeto do Estádio, Ícaro de Castro Mello, foi campeão sul-americano no salto em altura e salto com vara. O estádio leva o seu nome e tem capacidade para cerca de 13 mil pessoas nas arquibancadas. Desde 2014, a pista servia principalmente como centro de treinamento para atletas profissionais e não era utilizada desde o fechamento ocasionado pela pandemia de covid-19, em meados de 2020.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo