PGR Augusto Aras exalta sua gestão no último dia e recebe elogios de colegas e do ministro Dias Toffoli do STF

No penúltimo dia de seu mandato como Procurador-Geral da República, Augusto Aras fez um discurso exaltando sua gestão e afirmou que manteve o equilíbrio democrático no país. Suas declarações foram elogiadas por colegas procuradores e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que afirmou que talvez não teríamos democracia sem o silêncio de Aras.

No entanto, essas falas contrastam com as críticas que Aras recebeu ao longo de seu mandato, especialmente em relação a sua omissão em relação a suspeitas envolvendo o presidente Jair Bolsonaro. Diversas questões, como a pandemia, as políticas ambientais e os ataques à democracia, foram alvo de questionamentos, e a postura da PGR frente ao governo contribuiu para que o ex-presidente Lula indicasse que não pretende reconduzir Aras ao cargo.

Os favoritos para ocupar a vaga são o subprocurador-geral Antonio Carlos Bigonha, que conta com o apoio de uma ala do PT, e o procurador-geral eleitoral Paulo Gonet Branco, que tem o aval dos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Vale destacar que nenhum deles faz parte da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República, mecanismo que Lula utilizou em seus mandatos anteriores para indicar o nome para a PGR.

Nesse contexto, o podcast Café da Manhã desta terça-feira (26) traz uma discussão a respeito do legado de Augusto Aras na PGR, além de abordar o modelo de escolha do procurador-geral e analisar o perfil que a chefia do Ministério Público Federal deve ter agora. O programa conta com a participação do cientista político Fábio Kerche, professor da UniRio e autor do livro “Virtude e Limites – Autonomia e Atribuições do Ministério Público no Brasil”, que possui uma ampla experiência no assunto.

O Café da Manhã é um podcast publicado diariamente, de segunda a sexta-feira, e é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. O episódio em questão está disponível no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha, especializado em música, podcast e vídeo.

Com o fim do mandato de Augusto Aras, resta aguardar a decisão do presidente Lula sobre quem será o próximo Procurador-Geral da República, observando-se as discussões em torno do tema e as expectativas quanto ao futuro do Ministério Público Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo