Pesquisas apontam PL e União Brasil como favoritos para conquistar prefeituras nas capitais estaduais do país

Nas eleições municipais que se aproximam, os partidos PL e União Brasil despontam como favoritos para conquistar um número significativo de prefeituras nas capitais estaduais do país. De acordo com pesquisas recentes realizadas pelas empresas Quaest e Datafolha e divulgadas no último sábado (5), tanto o PL quanto o União Brasil apresentam potencial para alcançar vitórias em primeiro turno em diversas cidades, bem como emplacar candidatos no segundo turno em outras localidades.

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, aparece com boas chances de conquistar três prefeituras já no primeiro turno: Rio Branco (AC), Maceió (AL) e Palmas (TO). Além disso, o partido também possui perspectiva de avançar para o segundo turno em outras sete cidades, como Manaus (AM), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Belém (PA) e Aracaju (SE).

Já o União Brasil, por sua vez, se destaca pela possibilidade de vitória no primeiro turno nas disputas pela prefeitura de Salvador (BA), Teresina (PI) e Porto Velho (RO). Além disso, o partido ainda tem candidatos cotados para disputar o segundo turno em municípios como Manaus (AM), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Natal (RN) e Aracaju (SE).

Vale ressaltar que ambas as legendas são associadas à direita política. O PL, que possui a maior bancada na Câmara dos Deputados, é conhecido por sua oposição explícita ao governo Lula. Enquanto isso, o União Brasil já é um partido que faz parte do governo Lula, comandando ministérios, mas que nem sempre entrega apoio no Congresso Nacional.

Os partidos PSD e MDB, mais alinhados ao centro político, também despontam com chances de conquistar três prefeituras cada um no primeiro turno. No entanto, ficam um pouco atrás do PL e do União Brasil no quesito perspectiva de participação no segundo turno.

Com números e estatísticas cada vez mais claros, a população eleitora aguarda com expectativa o desenrolar das eleições municipais, que prometem ser decisivas para o cenário político nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo