Pesquisa aponta que 72% dos brasileiros se sentem confiantes em discernir notícias falsas das verdadeiras

Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos mostrou que 72% dos brasileiros têm confiança em sua capacidade de discernir uma notícia falsa de uma verdadeira. Esse número está acima da média global, que é de 66%. O estudo foi feito em 29 países, com 21.816 entrevistados, sendo mil no Brasil, entre os dias 21 de abril e 5 de maio deste ano. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento, intitulado “Global Views On A.I. And Disinformation” (visões globais sobre inteligência artificial e desinformação), também apontou que 74% dos brasileiros acreditam que a inteligência artificial contribui para a criação de imagens e histórias falsas. Além disso, cerca de metade (51%) da população do Brasil afirma que essa tecnologia irá agravar a desinformação, estando na média global.

No que diz respeito à percepção de acentuação da disseminação de fake news devido ao uso de IA, países como Canadá (64%), Nova Zelândia (63%) e França (61%) lideram as estatísticas. Por outro lado, Japão (29%), Coreia do Sul (40%) e Hungria (41%) são os que menos concordam com essa percepção.

Em um cenário de entretenimento, a cantora Claudia Leitte será uma das atrações da festa de Réveillon da avenida Paulista, em São Paulo. O look da cantora para o show será uma homenagem à própria cidade, retratando a paisagem urbana e os fogos de artifício. A cantora, que não tem superstições para a virada, costuma passar o Ano Novo na estrada, com sua banda e equipe, buscando transmitir positividade para o público.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo