Paraná lidera ranking de cidades inteligentes no Brasil, com 10 municípios entre os 100 primeiros colocados.

O estado do Paraná mais uma vez se destaca no ranking de cidades inteligentes no Brasil, de acordo com a avaliação do Connected Smart Cities. Esse ranking analisa todos os municípios do país com mais de 50 mil habitantes, levando em consideração 74 indicadores nas áreas de Inovação e Tecnologia, Mobilidade, Meio Ambiente, Empreendedorismo, Educação, Energia, Governança, Urbanismo, Saúde, Segurança e Economia.

Dentre os 656 municípios avaliados, dez cidades paranaenses estão classificadas entre as 100 primeiras. Curitiba se destaca, ocupando a segunda posição no ranking geral, seguida por Londrina, que ocupa o 19º lugar. O estado de São Paulo é o único que possui mais cidades nesse recorte. Além disso, as cidades de Pato Branco, Maringá, Pinhais, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Apucarana e São José dos Pinhais também estão presentes na lista das mais inteligentes do país.

O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, ressalta a importância desse reconhecimento, afirmando que o Paraná está se desenvolvendo cada vez mais no conceito de cidades inteligentes em todas as regiões. Ele destaca também o crescimento dos municípios do interior, que estão se modernizando e inovando em seus serviços para os cidadãos.

Curitiba é um dos destaques nesse ranking, liderando o eixo de Governança e obtendo a nota 9,6 na Escala Brasil Transparente. Além disso, a capital paranaense é líder em Inovação e Tecnologia e Empreendedorismo no sul do país, com velocidade média das conexões residenciais de 345,4 mbps, cobertura 5G para todos os moradores e diversas incubadoras de empresas e parques tecnológicos.

Outro destaque foi a cidade de Pato Branco, que lidera o quesito Inovação e Tecnologia entre os municípios menores, com 50 mil a 100 mil habitantes, e também lidera o quesito Educação na região sul do país.

Londrina se destacou no eixo de Urbanismo, sendo a sexta colocada e líder da região sul, com serviço de emissão de alvará no site da prefeitura e cadastro imobiliário informatizado e georreferenciado para acesso dos cidadãos. Já no eixo de Mobilidade, as cidades de Pinhais, Maringá e Curitiba estão entre as 25 melhores do país.

Em relação ao Meio Ambiente, o Paraná se destaca com três cidades no top 10 do indicador, sendo Pinhais na 3ª posição, Francisco Beltrão em 5º e Curitiba em 9º. Francisco Beltrão, inclusive, é o município de menor porte que lidera o ranking nesse eixo, com 100% do atendimento urbano de abastecimento de água, 99,7% de cobertura do serviço de coleta de resíduos domiciliar e um índice de 14,05% de recuperação de materiais recicláveis.

O Connected Smart Cities é uma plataforma que envolve empresas, entidades e governos com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para cidades mais inteligentes e conectadas. O ranking é desenvolvido pela consultoria Urban Systems e busca mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo