Operação Verão da PM em SP termina com 56 mortos e polêmicas: entenda a estratégia de segurança do governo

O governo de São Paulo anunciou na noite de segunda-feira (1º) o encerramento da Operação Verão da Polícia Militar na Baixada Santista, após quatro meses de atuação. Segundo informações divulgadas pela gestão de Tarcísio de Freitas, a operação resultou em 56 mortes, 1.025 prisões, 47 menores apreendidos e a apreensão de 2,6 toneladas de drogas, cumprindo, de acordo com as autoridades, os objetivos estabelecidos.

Essa ação, que se originou como uma continuação da Operação Escudo, tornou-se a segunda mais letal da história da PM-SP, ficando atrás apenas do massacre do Carandiru de 1992, que resultou em 111 mortes. Apesar dos resultados alcançados, a Operação Verão também foi alvo de denúncias de excessos por parte dos agentes, o que foi negado por Tarcísio de Freitas. Em declaração, ele afirmou que não se preocupa com as críticas e que está tranquilo em relação às ações realizadas.

A letalidade da polícia paulista apresentou um aumento de quase 70% no primeiro trimestre deste ano, impulsionada pelos números registrados na Baixada Santista. Especialistas apontam que esses dados refletem a estratégia de segurança adotada pelo governo de Tarcísio, alinhada com a agenda da direita bolsonarista. Mudanças na cúpula da Polícia Militar também foram promovidas pelo secretário de Segurança, Guilherme Derrite, reforçando a abordagem adotada.

O episódio do podcast Café da Manhã desta quarta-feira (3) abordará as operações da Polícia Militar de São Paulo, discutindo o uso da segurança pública como plataforma política por figuras como o governador Tarcísio de Freitas. A advogada e socióloga Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, será a convidada especial para debater o tema.

O Café da Manhã é um programa de áudio disponível no Spotify, serviço de streaming parceiro da imprensa, que trata de diversos temas por meio de entrevistas e debates. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe, e edição de som de Thomé Granemann. Os episódios são lançados de segunda a sexta-feira, no início do dia, e estão disponíveis gratuitamente para os usuários cadastrados no aplicativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo