Operação resgata 916 pessoas em conflito na Faixa de Gaza, incluindo brasileiros aguardando autorização para deixar o Egito

Durante a primeira fase da operação de resgate na Faixa de Gaza, um total de 916 pessoas já foram resgatadas. Além disso, a Presidência da República disponibilizou um avião para trazer de volta ao Brasil o grupo de brasileiros que se encontra no lado palestino do confronto. No entanto, o avião ainda aguarda autorização das autoridades egípcias para entrar no Egito e realizar o resgate.

No último sábado, um grupo composto por 16 brasileiros começou a se deslocar em direção à fronteira, com o objetivo de deixar a Faixa de Gaza. Eles estavam abrigados na escola católica Rosary Sisters, localizada no norte de Gaza, e foram levados até Khan Yunis, ao sul da região, por um ônibus fretado pelo governo brasileiro. Em Khan Yunis, eles se reuniram com cerca de dez outros brasileiros que também desejam ser repatriados.

No mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou em contato com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, para solicitar apoio na retirada dos brasileiros que estão tentando deixar Gaza. Uma vez no Egito, os brasileiros seguirão para um aeroporto que ainda não foi definido, para então serem trazidos de volta ao Brasil.

De acordo com o embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, os brasileiros que estavam em Gaza conseguiram sair da zona de conflito e chegaram a Khan Yunis, que é um posto de fronteira com o Egito. O embaixador ressaltou a importância da abertura da fronteira para que o resgate possa ser realizado de forma segura. Ele também destacou que os brasileiros estão longe da área mais intensamente bombardeada, que é a parte norte de Gaza.

Até o momento, não foi divulgada a fonte da informação mencionada neste texto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo