Repórter São Paulo – SP – Brasil

Operação internacional desarticula esquema de tráfico de armas entre Europa, Paraguai e Brasil

Na manhã de hoje, uma operação foi deflagrada para desmantelar um esquema de tráfico de armas que tinha como destino as principais facções criminosas do Brasil. Segundo as informações apuradas, as armas eram importadas da Europa para o Paraguai, onde passavam por um processo de raspagem e eram revendidas a grupos de intermediários que atuavam na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

A operação resultou no cumprimento de 25 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 54 mandados de busca e apreensão em território brasileiro, norte-americano e paraguaio. A ação conjunta entre os três países foi fundamental para levar adiante essa missão.

As investigações que culminaram nessa operação tiveram início em 2020, quando pistolas e munições foram apreendidas no interior da Bahia. A partir desse fato, as autoridades iniciaram uma apuração minuciosa que resultou na descoberta desse esquema criminoso.

As autoridades ainda ressaltaram a importância de operações como essa para combater o tráfico de armas, que alimenta a violência e o crime organizado no Brasil. O trabalho conjunto entre os países envolvidos sinaliza a importância da cooperação internacional no combate a esse tipo de crime.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre a identificação dos responsáveis por esse esquema, nem a forma como as armas eram transportadas da Europa para o Paraguai. No entanto, as autoridades destacam que essa operação é apenas mais um passo no combate ao tráfico de armas, e que novas ações estão sendo planejadas para desarticular outras organizações que atuam da mesma forma.

Esta matéria está em atualização e novas informações serão divulgadas em breve. A expectativa é de que os desdobramentos dessa operação possam trazer mais luz sobre como funciona o tráfico de armas na região e contribuir para enfraquecer essa prática criminosa.

Sair da versão mobile