Operação do Exército de Israel evacua 100.000 pessoas do leste de Rafah em Gaza durante negociações para trégua com Hamas.

O Exército de Israel deu início a uma operação nesta segunda-feira (6) para evacuar cerca de 100.000 pessoas do leste de Rafah, no extremo sul de Gaza. A ação vem após semanas de alertas sobre o início de uma grande ofensiva, apesar das especulações sobre a continuidade das negociações para um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.

As divergências persistentes entre Israel e o movimento islamita palestino Hamas em relação a um acordo para encerrar os combates, que já duram quase sete meses em Gaza, ficaram evidentes durante as negociações realizadas no Cairo no último final de semana. A mediação de países como Catar, Egito e Estados Unidos vinha sendo realizada há meses na tentativa de alcançar um acordo que possibilitasse a libertação dos reféns israelenses mantidos em Gaza.

Artigos relacionados

As negociações, que devem continuar nesta segunda-feira em Doha, contarão com a visita do diretor dos serviços de inteligência de Washington, William Burns. A expectativa é de que os esforços diplomáticos se intensifiquem para buscar uma solução pacífica para o conflito na região.

A operação de retirada das pessoas do leste de Rafah demonstra a preocupação das autoridades israelenses com a segurança da população diante da iminência de uma ofensiva militar. O clima de tensão na região persiste, mesmo com os esforços em curso para alcançar um acordo de cessar-fogo.

Diante desse cenário delicado, a comunidade internacional segue atenta e empenhada em buscar uma solução que possibilite o fim do conflito e promova a paz duradoura entre Israel e os palestinos. A esperança é de que as negociações em andamento possam trazer resultados positivos e evitar uma escalada ainda maior de violência na região.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo