Repórter São Paulo – SP – Brasil

OMS lança iniciativa para desenvolver vacinas de RNA mensageiro contra gripe aviária em países em desenvolvimento

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou oficialmente uma iniciativa inovadora nesta segunda-feira (29), com o objetivo de desenvolver vacinas contra a gripe aviária em países menos desenvolvidos ou em situação de pobreza. A tecnologia escolhida para esse projeto é o RNA mensageiro, e quem está à frente dessa missão é a farmacêutica argentina Sinergium Biotech.

De acordo com informações divulgadas pela OMS, a Sinergium Biotech já deu início ao desenvolvimento das vacinas candidatas contra o vírus da gripe aviária H5N1. A escolha desse vírus em específico se justifica pela sua relevância e periculosidade, uma vez que foi detectado pela primeira vez em 1996 e tem preocupado as autoridades de saúde ao redor do mundo.

O aumento exponencial de surtos do vírus H5N1 em aves desde 2020 tem sido uma preocupação constante, principalmente pelo fato de que mamíferos, como morsas e vacas leiteiras, também têm sido infectados. Nos Estados Unidos, por exemplo, foram registrados casos de contaminação em animais de grande importância na cadeia alimentar.

A iniciativa liderada pela OMS em parceria com a Sinergium Biotech representa um passo importante na prevenção e combate a possíveis surtos da gripe aviária em regiões mais vulneráveis. A tecnologia de RNA mensageiro tem se mostrado promissora e eficaz em outras áreas da saúde, o que aumenta a esperança de que, em breve, vacinas eficazes contra a gripe aviária poderão estar disponíveis para a população global.

Sair da versão mobile