Ofensiva em Rafah interrompe fluxo de ajuda da ONU para Gaza, Israel sob pressão global para aliviar crise humanitária.

Israel retoma entregas comerciais de alimentos para Gaza após ofensiva interromper ajuda da ONU

A ofensiva israelense contra Rafah, uma importante porta de entrada para Gaza a partir do Egito, teve um impacto significativo no fluxo de ajuda humanitária para o território palestino devastado. Com a interrupção dessas entregas, as agências humanitárias alertam para uma crise iminente de fome em Gaza, o que tem gerado pressão global sobre Israel para aliviar a situação.

De acordo com Ayed Abu Ramadan, presidente da Câmara de Comércio de Gaza, Israel entrou em contato com os distribuidores locais que costumavam adquirir produtos da Cisjordânia e de Israel antes do início do conflito. O país informou que estava pronto para coordenar a coleta de mercadorias para retomar as entregas comerciais para Gaza.

A medida marca a primeira vez que mercadorias produzidas em Israel ou na Cisjordânia foram autorizadas a entrar em Gaza desde o início da guerra em outubro do ano passado, segundo autoridades palestinas, operadores e residentes locais. Essa retomada das entregas, agora voltadas para alimentos destinados à venda nos mercados e lojas de Gaza, foi relatada pela agência de notícias Reuters, que entrevistou diversas pessoas familiarizadas com a situação.

Questionado pela Reuters sobre a retomada das entregas, o COGAT, braço do Exército israelense responsável pelas transferências de ajuda, informou que estava buscando maneiras de impulsionar a ajuda humanitária e aumentar a quantidade de alimentos disponíveis em Gaza. O porta-voz Shimon Freedman destacou que permitir que o setor privado traga alimentos para a Faixa de Gaza faz parte dos esforços para ampliar a quantidade de suprimentos que chegam à região.

Dessa forma, a retomada das entregas comerciais de alimentos para Gaza representa uma tentativa de amenizar a crise humanitária na região, ainda que a pressão internacional sobre Israel para aliviar a situação continue intensa. Com a fome iminente em Gaza, a comunidade internacional acompanha de perto os desdobramentos desse conflito e as medidas adotadas para garantir a assistência à população local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo