Repórter São Paulo – SP – Brasil

Novo julgamento de Harvey Weinstein por estupro e agressão sexual agendado para novembro após anulação da condenação anterior.

O outrora todo-poderoso produtor de Hollywood, Harvey Weinstein, terá um novo julgamento por estupro e agressão sexual marcado para 12 de novembro, após sua condenação anterior ser anulada devido a falta de um processo justo. O juiz Curtis Farber indicou que está aberto para que o julgamento comece antes, atendendo ao pedido da defesa do acusado, que compareceu à audiência em uma cadeira de rodas.

No entanto, antes do julgamento, está prevista uma nova audiência para o dia 12 de setembro a fim de finalizar os detalhes deste novo processo, que colocará Weinstein, de 72 anos, novamente no banco dos réus. A Promotoria já anunciou que buscará ampliar as acusações contra o ex-produtor.

Em abril, o tribunal de apelações anulou a condenação de Weinstein imposta em fevereiro de 2020, alegando que o caso não havia recebido um julgamento justo. O ex-produtor foi julgado pelo estupro da atriz Jessica Mann em 2013 e pela agressão sexual à assistente de produção Mimi Haleyi em 2006.

Apesar de sempre negar as acusações e afirmar que as relações sexuais foram consensuais, mais de 80 mulheres o acusaram de assédio, agressão sexual ou estupro, incluindo celebridades como Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow e Ashley Judd. As denúncias em 2017 desencadearam um movimento global de denúncia de abusos.

Além do novo julgamento em Nova York, Weinstein ainda aguarda cumprir uma sentença de 16 anos por estupro, imposta por um tribunal da Califórnia. Sua defesa recorreu dessa decisão, mostrando que o ex-produtor ainda enfrenta um longo processo legal.

Sair da versão mobile