Repórter São Paulo – SP – Brasil

Novak Djokovic conquista Golden Slam ao vencer os quatro Grand Slams e levar o ouro olímpico em Paris-2024

O tenista Novak Djokovic alcançou um feito histórico no mundo do tênis ao conquistar o Golden Slam em Paris-2024. Esse feito é ainda mais raro do que vencer todos os Grand Slams do tênis, pois além de ganhar os quatro principais torneios do circuito (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open), o atleta também precisa conquistar a medalha de ouro olímpica.

Ao longo dos anos, apenas uma pessoa havia alcançado o Golden Slam em sua versão mais extrema, ou seja, vencer os quatro torneios e a medalha de ouro no mesmo ano, que foi Steffi Graf em 1988. Outros grandes nomes do esporte também alcançaram o Golden Slam, mas em temporadas diferentes.

Na história do tênis, alguns tenistas se destacam por terem conquistado o Golden Slam no individual. Um exemplo é Steffi Graf, que além de vencer todos os torneios do Grand Slam em 1988, também ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul. Outro destaque é Andre Agassi, que ao longo de sua carreira ganhou todos os Grand Slams, com vitórias em Wimbledon, US Open, Australian Open, Roland Garros e a medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta.

Rafael Nadal é apontado como um dos maiores nomes da história do tênis, tendo conquistado o Golden Slam ao vencer importantes torneios como Roland Garros, Wimbledon, Australian Open e os Jogos Olímpicos. Já Serena Williams e Venus Williams também se destacam por suas vitórias em Grand Slams e nas Olimpíadas, conquistando medalhas de ouro e títulos importantes ao longo de suas carreiras.

Djokovic entra para a história do tênis ao conquistar esse feito extremamente raro e se juntar a outros grandes nomes que alcançaram o Golden Slam, marcando seu nome de forma indelével no mundo do esporte.

Sair da versão mobile