Segundo a companhia aérea, quando um passageiro tentar embarcar com o grupo errado, o novo sistema emitirá um sinal audível para o agente do portão, que impedirá o embarque do passageiro com o cartão de embarque incorreto. Essa tecnologia está em fase inicial de testes e já foi implementada em alguns aeroportos dos Estados Unidos, como o Albuquerque International Sunport, no Novo México, o Aeroporto Internacional de Tucson, no Arizona, e o Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington.
A American Airlines afirmou que a nova tecnologia tem como objetivo garantir que os clientes recebam os benefícios do embarque prioritário de forma correta e ajudar a melhorar a experiência de embarque, proporcionando maior visibilidade do progresso do embarque para a equipe da companhia aérea.
Especialistas em viagens acreditam que o problema dos passageiros que tentam embarcar antecipadamente tem se agravado devido ao aumento no preço para despachar bagagens, o que incentivou o uso de bagagem de mão. Além disso, influenciadores e postagens em redes sociais têm promovido dicas para facilitar o embarque com grupos anteriores, levando mais passageiros a desrespeitarem as regras de embarque.
A tecnologia em teste pela American Airlines pode servir como um “policial mau”, ajudando a identificar os passageiros que desrespeitam a ordem de embarque e evitar confrontos desnecessários. Até o momento, a companhia aérea se diz satisfeita com os resultados obtidos e diversos passageiros têm compartilhado opiniões positivas sobre a iniciativa nas redes sociais.
Em resumo, a nova tecnologia implementada pela American Airlines visa garantir que o processo de embarque seja mais eficiente e organizado, beneficiando tanto os passageiros quanto a equipe da companhia aérea. Espera-se que essa iniciativa contribua para reduzir os problemas causados pelos “piolhos de portão” nos aeroportos.