Nova onda de calor atinge o Brasil com temperaturas de até 39 ºC; capitais entram em alerta devido à baixa umidade

Uma nova onda de calor está se aproximando do Brasil e promete marcar o fim de setembro e o início de outubro com temperaturas acima da média. De acordo com a Climatempo, o ar quente e seco ganhará força principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, colocando em alerta várias capitais devido à baixa umidade do ar.

As previsões indicam que as temperaturas podem ficar de 3°C a 5°C acima da média, com máximas que poderão alcançar os 39 ºC no interior de São Paulo, no Centro-Oeste, no Tocantins e no interior do Nordeste. Na cidade de São Paulo, a previsão aponta que a quarta-feira (2) será o dia mais quente, com máxima de 36ºC e 21% de umidade relativa do ar, abaixo do recomendado pela OMS.

A meteorologista Mariana Pallotta, do Cemaden, destaca que o bloqueio atmosférico favorece as altas temperaturas e a baixa umidade principalmente no Brasil central. No entanto, já é possível observar uma mudança no padrão da estação, com a expectativa de chuvas na Amazônia, Mato Grosso e Goiás, além da possibilidade de retorno da precipitação no Brasil central com a chegada de uma frente fria.

Esta será a oitava onda de calor do ano, com a última registrando a maior temperatura para setembro em São Paulo em pelo menos 81 anos. A Climatempo alerta para a qualidade do ar comprometida, risco elevado de queimadas e visibilidade prejudicada devido ao céu esbranquiçado.

A Defesa Civil de São Paulo e o CGE indicam um risco elevado de incêndio para todo o estado até pelo menos 2 de outubro, mantendo o alerta especialmente para o oeste do estado entre 3 e 4 de outubro. Já no Rio Grande do Sul, que recentemente enfrentou chuvas intensas e queda de granizo, as precipitações intensas ainda são uma preocupação devido à onda de calor na faixa central do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo