Nasa passa rapidamente por Io, lua de Júpiter, e envia fotos inéditas da paisagem vulcânica do satélite.

A NASA está empenhada em desvendar os mistérios das luas de Júpiter, e a mais recente descoberta veio por meio da espaçonave Juno, que realizou uma passagem próxima por Io, uma das maiores luas de Júpiter e o mundo mais vulcanicamente ativo em nosso Sistema Solar.

As imagens enviadas de volta pela Juno revelaram uma paisagem turbulenta, com penhascos íngremes, picos de montanhas afiados, lagos de lava acumulada e até mesmo uma pluma vulcânica. Para o físico do Southwest Research Institute e investigador principal da missão Juno, Scott Bolton, a visão de Io foi maravilhosa, descrevendo a lua como “incrivelmente colorida”, tingida em tons de laranja e marrom devido à presença de enxofre e lava em fluxo.

A importância dessas descobertas vai além do aspecto visual, pois estudar as características de Io pode ajudar os cientistas a compreender o que impulsiona os vulcões da lua e confirmar a presença de um oceano de magma sob sua crosta. Além disso, decifrar os segredos dos vulcões pode fornecer pistas sobre a formação de Júpiter e suas luas, revelando a influência que o gigante gasoso exerce sobre as erupções lunares.

A missão Juno, que chegou a Júpiter em 2016 e teve sua extensão confirmada pela NASA em 2021, tem como objetivo estudar a origem e evolução do planeta. A espaçonave já capturou fotos das luas jovianas Ganimedes, Europa e, agora, de Io.

Esta não foi a primeira vez que uma espaçonave da NASA sobrevoou Io. Em 1979, a Voyager 1 descobriu a atividade vulcânica da lua, e duas décadas depois, a missão Galileo enviou imagens detalhadas da superfície de Io.

As imagens capturadas pela Juno durante a última passagem por Io revelaram montanhas com bordas nítidas e outros detalhes impressionantes, levando os cientistas a refletir sobre como essas formações são moldadas e como seria visitar a lua vulcânica.

Os cientistas da missão estão trabalhando na análise detalhada das imagens, buscando entender a frequência e intensidade das erupções vulcânicas em Io, bem como acompanhar eventuais mudanças na superfície da lua ao longo do tempo.

Com uma nova passagem prevista para fevereiro, a missão Juno continuará fornecendo dados valiosos sobre Io e contribuindo para expandir nosso conhecimento sobre as complexidades do Sistema Solar. Acompanharemos de perto as próximas descobertas e avanços proporcionados por essa missão espacial extraordinária.