Nascido no Bronx, em Nova York, Mark Howard James foi um pioneiro ao explorar o universo dos samples, uma tecnologia que viabiliza a incorporação de trechos de outras composições em uma música. Foi por sua paixão pelos discos antigos que o produtor adotou o apelido de The 45 King.
A notícia do falecimento de Mark the 45 King foi recebida com tristeza na comunidade musical. Eminem, em uma postagem no X, antigo Twitter, lamentou a perda do grande produtor. “As lendas nunca acabam”, escreveu o rapper. Um dos maiores sucessos de Eminem, a música “Stan”, lançada em 2000 no álbum “The Marshal Mathers”, teve produção de The 45 King.
Já a atriz e cantora Queen Latifah, que teve um de seus primeiros trabalhos de destaque produzidos por Mark the 45 King em 1989, também se manifestou sobre a triste notícia. Em um comunicado, Queen Latifah expressou sua gratidão pelo produtor, que acreditou nela antes de qualquer outra pessoa. “Ele tocou todas as vidas que encontrou”, disse ela. “Nunca vi ninguém como ele, que queria que todos ao seu redor vencessem. Seu espírito era mágico e certamente viverá para sempre.”
Além de seu trabalho ao lado de Eminem e Queen Latifah, The 45 King também foi responsável pela produção de remixes de músicas de Madonna e pelo famoso “Hard Knock Life (Ghetto Anthem)”, de Jay-Z.
Com a morte de Mark the 45 King, o mundo da música perde um talentoso produtor que contribuiu significativamente para a evolução do rap e deixou sua marca no cenário musical. Sua paixão pelos samples e sua habilidade em criar sonoridades únicas certamente serão lembradas por muitos anos. Que sua memória continue viva através de sua música.