Minuta golpista encontrada na casa de ex-ministro é ligada a Bolsonaro em depoimento do ex-comandante do Exército

Na última sexta-feira (15), o ministro Alexandre de Moraes decidiu tornar público os depoimentos de 27 pessoas, incluindo o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes e o ex-comandante da Aeronáutica Carlos Baptista Júnior. Esses depoimentos revelaram detalhes alarmantes sobre uma possível trama golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo os relatos dos ex-comandantes das Forças Armadas, Bolsonaro teria apresentado uma minuta na reunião com os chefes militares em dezembro de 2022, sugerindo ações autoritárias para se manter no poder. O general Freire Gomes afirmou à Polícia Federal que o golpe só não foi consumado porque as Forças Armadas se recusaram a seguir o plano do ex-presidente.

Essas revelações reforçam os indícios que a PF vinha coletando durante a investigação, que parecem apontar para uma tentativa de golpe por parte de Bolsonaro. Para muitos analistas políticos, esses depoimentos são extremamente preocupantes e levantam questões sobre a estabilidade democrática do país.

O advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, tentou desacreditar o depoimento do general Freire Gomes, alegando que ele tem “memória seletiva”. No entanto, as informações fornecidas pelos ex-comandantes das Forças Armadas são consistentes e detalhadas, o que aumenta a pressão sobre o ex-presidente.

O episódio desta segunda-feira (18) do Café da Manhã discutirá em profundidade como esses depoimentos reforçam a suspeita de uma trama golpista e o que a investigação ainda precisa esclarecer. Os repórteres Cézar Feitoza e Fabio Serapião, da Folha em Brasília, serão entrevistados no podcast, que estará disponível no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha.

Diante dessas revelações, a sociedade brasileira acompanha com apreensão os desdobramentos desse escândalo político, que coloca em xeque a integridade das instituições e a democracia brasileira. A pressão sobre Bolsonaro aumenta a cada dia, e novas revelações podem surgir, dando mais clareza sobre os acontecimentos que cercam essa possível ameaça golpista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo