Repórter São Paulo – SP – Brasil

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, volta a estar no centro de suspeitas e governo Lula busca evitar atritos com União Brasil

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, voltou a estar no centro de suspeitas, após resistir à pressão em meio a denúncias no começo do ano. Segundo investigações, Juscelino teria se beneficiado de um esquema com emendas parlamentares, muitas destinadas para a região de Vitorino Freire, base do político.

A Polícia Federal aponta que o ministro teria relação criminosa com um empresário, apontado como dono de uma empreiteira investigada sob suspeita de desvios em contratos com a Codevasf. Essas revelações geraram desgaste para o governo Lula, que reconheceu o desgaste, mas ponderou que as revelações são da época em que Juscelino era deputado federal.

Juscelino, que tem influência sobre a bancada na Câmara e é próximo do presidente da Casa, Arthur Lira, e do senador Davi Alcolumbre, ambos ligados à União Brasil, partido ao qual Juscelino é filiado, tem pesado na balança da gestão petista, que enfrenta dificuldades para ter uma base coesa no Congresso e fazer avançar sua pauta.

A defesa de Juscelino diz que ele não tirou proveito da atividade como deputado e tem repetido que as suspeitas são “ilações absurdas”. Segundo os advogados, nada desabona a função dele como ministro.

O programa de áudio Café da Manhã discute a situação política e jurídica de Juscelino Filho e analisa o que segura o ministro das Comunicações de Lula no cargo. O podcast ouve Julia Chaib e Mateus Vargas, repórteres da Folha em Brasília, e é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa.

O programa é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, e é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe, e edição de som de Thomé Granemann.

Apesar das investigações e das suspeitas, ainda não há uma definição sobre a permanência de Juscelino Filho no governo de Lula. A situação política segue incerta e a gestão petista enfrenta desafios para manter uma base coesa no Congresso. A pressão sobre o ministro das Comunicações continua e o desfecho desse caso ainda é aguardado. Enquanto isso, o país aguarda por respostas e esclarecimentos.

Sair da versão mobile