Ministério da Saúde promove Dia D da vacinação na fronteira para ampliar proteção à população em Foz do Iguaçu, Paraná.

Neste sábado (7), o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), promoveu o Dia D da vacinação na fronteira, na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, Paraná. O objetivo da ação foi ampliar a proteção à população da região.

Essa iniciativa faz parte do projeto “Fronteiras Saudáveis e Seguras do Mercosul”, que envolve ações conjuntas entre quatro países sul-americanos: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A cidade de Foz do Iguaçu tem desempenhado um papel central como anfitriã nessa estratégia de vacinação.

O esforço conjunto conta com o apoio do Departamento de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DPNI/SVSA/MS), da Itaipu Binacional e dos ministérios da Saúde da Argentina, Paraguai e Uruguai.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância da cooperação internacional e da vacinação na prevenção de doenças transmissíveis e na proteção da população fronteiriça. Segundo ele, a colaboração entre países pode promover a saúde e a segurança de todos.

A ação acontecerá até o dia 12 deste mês e tem como objetivo atualizar a situação vacinal dos membros da comunidade fronteiriça. Diversas vacinas estão disponíveis, como a poliomielite, tríplice viral, Covid-19, influenza e febre amarela.

Florência Bruggesses, diretora de controle de enfermidades imunopreveníveis do Ministério da Saúde da Argentina, destacou que as fronteiras não existem para a saúde e que a estratégia conjunta entre os países é essencial para garantir mais saúde e proteção aos povos.

Ana Catarina, coordenadora-geral de Imunização do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, enfatizou o esforço para ampliar a imunização e ressaltou que essa ação demonstra a união por um bem em comum: a saúde dos povos na fronteira.

Além de Foz do Iguaçu, outras cidades também estão sendo contempladas por essa iniciativa, como Puerto Iguassu (Argentina), Ciudad del Este (Paraguai), Salto (Uruguai) e Concórdia (Argentina). O objetivo principal é garantir a imunização da população nas regiões de fronteira, promovendo a segurança epidemiológica nessas áreas.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, agradeceu e parabenizou a todos que participaram da ação. Ele destacou a importância estratégica da Ponte da Amizade na promoção e fortalecimento da vacinação no Mercosul.

Essa iniciativa é fundamental para proteger a população nas regiões de fronteira e reforça a cooperação entre os países sul-americanos na área da saúde. A vacinação é uma ferramenta essencial na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo