O primeiro gol da partida veio cedo, com a Espanha abrindo o placar logo nos primeiros minutos. No entanto, ao invés de garantir a vitória, o gol parece ter acordado a Alemanha, que assumiu o controle do jogo e passou a pressionar os espanhóis com boas chances de marcar. Destaque para um disparo de Robert Andrich que obrigou o goleiro Simón a fazer uma importante defesa.
Mesmo sem dois de seus reservas, a Espanha viu seu jogo ofensivo recuar diante do cerco alemão, e teve dificuldades para responder às investidas adversárias. No entanto, o talento do jovem Florian Wirtz foi decisivo, garantindo o empate nos minutos finais e levando a partida para a prorrogação.
Nos 30 minutos extras, as duas equipes tiveram chances claras de marcar, mas foi a Espanha quem conseguiu se sobressair. Com gols de Mikel Oyarzabal, Wirtz e Füllkrug, os espanhóis conseguiram a classificação para a próxima fase no último lance, com um gol de Merino de cabeça.
Com a vitória, a Espanha, tricampeã europeia em outras edições, garantiu sua vaga na semifinal da competição, mostrando mais uma vez sua força no torneio continental. Agora, os espanhóis seguem em busca do tão sonhado título, reafirmando sua qualidade e tradição no futebol de base.